sábado, 22 de maio de 2010

Foto: Cartier Bresson. http://1.bp.blogspot.com/_6k0fjc3mjSc/SK8MXkkhmcI/AAAAAAAAAdM/5FzF6ktQmig/s400/cartie+bresson+rudnik,+servia+jugosl%C3%A1via+1965.jpg
O olhar do século
Emanoel Barreto

Leio "Cartier Bresson: o olhar do século", obra-prima de Pierre Assouline a respeito do gênio poderoso do grande fotógrafo francês, autor daquilo que chamam de "teoria do momento decisivo" na foto. O instante perfeito, sintético, de um momento maior. Captado na ação das lentes pelo olhar perplexo, extasiado  ou alumbrado do fotógrafo.


Recomendo a todos os que se interessam por jornalismo, teoria da comunicação ou fotografia. Além do texto primoroso, precioso, exato - e que por ser exato é total e completo de infinitude - há o registro da biografia daquele complexo ser humano, que captou como ninguém o século 20 em toda a sua paleta de maravilhas e loucuras, perversidades e grandezas.

O livro contém têmpera como se fosse pintura. Afinal, palavras são, à sua maneira, quando combinadas em arranjo de interlocução sensível, uma espécie de grande pintura. Um mural. Uma conversa, quando vai além e acima do que se espera desse ato trivial, cotidiano, banal, se transforma em escultura intátil. Pulsação.  

Pois bem: para mim, que costumo conversar com livros, encontrar nas páginas o autor, a autora, o ator daquelas palavras, esse trabalho de letras emotivas está sendo um grande momento. Aventura. Estou ainda começando a leitura. Mas já piloto minha máquina do tempo para visitar todo o território narrado por Assouline.

Nenhum comentário: