sábado, 30 de janeiro de 2010


Dilma, Maquiavel e Branca de Neve
Emanoel Barreto

Maquiavel ensina que, na política, o Príncipe precisa de virtù e fortuna. Esta como conjunção de fatores históricos positivos que parecem conspirar favoravelmente àquele que deseja ganhar força ou graça perante o povo. Aquela, como atributos pessoais, o carisma, conjunto de competências que o fazem incrndiar as multidões com discurso candente e as alianças com outros poderosos. Simplificadamente, é isso.

No caso da sucessão presidencial, a ministra Dilma parece padecer de alguma falta de virtù, apesar de afortunadamente estar amparada pelo mais poderoso príncipe da nossa política - um ator que por muito tempo merecerá, queiram ou não seus adversários, estudos e análises quanto à sua vida na política brasileira.

O que o divino Maquiavel não previu, nem poderia, foi o surgimento de algo chamado marketing  e especialmente marketing eleitoral, essa ferramenta de argumentação aplicada à publicidade e, especialmente no caso, à propaganda.

Não que o marketing seja algo milagroso, capaz de fazer e desfazer imaginários coletivos. Não, muito pelo contrário. Vide o caso do candidato tucano Alckmin, que patinou muito até perder para Lula no último pleito à presidência.

Mas o marketing, quando aplicado a certas situações potencialmente tendenciais, ou seja, quando lança sua semente junto a um determinado público passível de sensibilização, pode sim operar esse milagre comunicacional que é construir uma imagem de virtù.

Tendência significa "propensão a" e, em sua raiz marqueteira, inclui o despertar mesmo dessa tendência onde antes ela inexistia. Aí o grande segredo, aí a visão do marqueteiro como bruxo esquivo e invisível, tratador de fórmulas secretas, poções e tisanas de comunicação para restabelecer o paciente que padece de carência de virtù e fazer dele um novo príncipe.

A Ministra cresce paulatinamente, pela exposição midiática massiva, sempre à tiracolo do príncipe Lula. Se sua osmose política funcionar, é possível que ele a faça a princesa desse terrível conto de fadas que é a política. Sua Branca de Neve a sua sucessora.

Nenhum comentário: