segunda-feira, 20 de julho de 2009


Psiu! Ei! Venha ser jornalista...
Emanoel Barreto

A arte de fazer jornalismo - Curso desenvolvido em parceria com a Faculdade Cásper Líbero. Direcionado a estudantes de graduação ou portadores de diploma de nível superior (de qualquer área do conhecimento) que queiram exercer ou se aperfeiçoar na profissão. A grade apresenta profissionais cuja competência permitirá esclarecimento teórico e debate de questões que se manifestam diariamente em relação à prática jornalística. Para tanto, o curso compreende desde metodologia e técnicas de redação, até os critérios de edição e implicações éticas. De 3 a 31 de agosto às segundas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h.
.....

O texto acima chegou-me, enviado por colegas do Forum Nacional dos Professores de Jornalismo. É incrível, mas o que esse cursinho promete é formar um jornalista em apenas um mês. Nem corte e costura formaria em período tão, digamos, mixuruca, profissional qualificado. Trata-se, ao que sei, da primeira manifestação perversa, em termos práticos, do fim da exigência de diploma para o exercício do jornalismo.

A decisão do Supremo, que institucionalizou essa decisão mais parece resolução de um colegiado de dementes, decidindo pela revogação da lei da gravidade. Isso é grave, muito grave. E torna-se, por isso mesmo, a nova lei da gravidade a ameaçar a formação de jornalistas no país.

Agora, uma pergunta: por que em vez de fazer esse cursinho da Cásper Líbero, o pretendende a jornalista não faz vestibular e se forma numa universidade? Por quê?

Nenhum comentário: