sexta-feira, 31 de julho de 2009


O Papa é pop

Emanoel Barreto


A Folha Online diz: O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou hoje que a voz do papa Bento 16 estará presente em um CD de cantos, orações e músicas, que será lançado mundialmente até o Natal.

Com a declaração, a Santa Sé confirma a notícia que foi divulgada em Londres pela gravadora Geffen UK/Universal.
Segundo Lombardi, as gravações foram disponibilizadas pela Rádio Vaticana e o papa não teve nenhuma relação direta com a produtora britânica.
"A iniciativa nasceu da SanPolo Multimedia, que pediu à Rádio Vaticana alguns trechos da voz do Santo Padre para a produção de um CD", explicou o porta-voz.

De acordo com a Secretaria de Estado do Vaticano, fazem parte da produção oito trechos retirados de discursos e orações do pontífice em vários idiomas. No total, são menos de dez minutos de gravações da voz de Bento 16 que, depois, foram mixadas com as partes musicais.
A britânica Royal Philharmonic Orchestra gravará as composições clássicas nos estúdios Abbey Road, em Londres. O presidente da gravadora Geffen UK, Colin Barlow, disse que a voz do papa é "incrível".

"Nós estamos felizes que o papa Bento 16 mostrou apreciação e deu sua benção especial a esse projeto", disse Barlow. Mais detalhes do disco serão anunciados em setembro, em um lançamento oficial do projeto no Vaticano.
João Paulo 2º também realizou uma produção semelhante, o álbum "Abba Pater", lançado em 1999.

.......


A religião sempre teve um apelo ao espetacular. Missas, cultos dos mais diversos credos, cumprem rituais, liturgias grandiosas, procedimentos milenares e meticulosos. Há paramentos, roupagens dos sacerdotes, cumprindo-se de alguma forma uma encenação social, mesmo que pespegada de comportamento solene.

Com a midiatização da religiosidade a questão assume definitivamente a condição espetacular e funciona de maneira a traduzir catarse de problemas do cotidiano, suas angústias, indecisões, medos e limitações os mais diversos. A religião como válvula de escape, da mesma forma como acontece com o futebol como fenômeno de massa.

A voz do Papa agregada a um CD, mesmo guardadas as devidas reticências formais de seriedade e austeridade comportamental do pontífice, demonstra o quanto as religiões estão literalmente disputando esse tipo de "mercado" metafísico. A Igreja Católica é uma poderosa força milenar, que hoje vive momentos de confronto com outros credos cujas manifestações mágicas prometem a redenção na Terra, na forma de fortuna, fama e bem-estar.

Vamos ver se o marketing do Papa funciona nessa disputa.


Nenhum comentário: