sexta-feira, 22 de maio de 2009

The show must goes on...
Emanoel Barreto

Está registrado nas coisas de jornal da Folha que a menina Maísa, que se apresenta ao lado de Sílvio Santos pode estar sendo alvo de crueldade pelo dono do SBT: "Nas duas últimas edições do Programa Silvio Santos, exibidas nos dias 10 e 17 de maio, Maisa passou por situações de 'pranto convulsivo e aparente estado de desespero, enquanto o apresentador e animador de auditório Senor Abravanel aparentava extrema tranquilidade e alegria com o desenrolar dos fatos'", diz um trecho do ofício enviado ao SBT, segundo o comunicado publicado pela Folha.

O baixíssimo nível da programação da TV aberta, seus reality shows, tipos como Sílvio Santos, Gugu Liberato e Faustão são o exemplo mais refinado e perverso desse tipo de televisão. Que não acontece apenas no Brasil. Trata-se de apenas mais uma manifestação da tal globalização, que visa reduzir o mundo a apenas mercado e, para tanto, apela para os sentimentos mais baixos do público. A vulgaridade tornou-se quase que padrão moral a ser seguido, a crueldade marca registrada, o exercício de poder sobre participantes de reality shows uma regra a ser imitada.

A exposição dessa criança é prova disso. Veja o que diz a Folha: A menina Maisa protagonizou uma nova cena de choro no "Programa Silvio Santos", que foi ao ar neste domingo (17) no SBT.
No programa, Silvio Santos diz que não quer mais conversar com a garota. "Porque na semana passada você deu vexame, ficou chorando no palco como se fosse uma criancinha de um mês de idade."
Diante da reprimenda do apresentador, os olhos de Maisa começam a se encher de lágrimas.
"Mas você chora à toa. Parece uma atriz de televisão. Qualquer coisinha fica magoada. Auditório, eu estou falando alguma coisa para ela chorar?", questiona Silvio.
Desconcertada, Maisa olha para o chão e diz que ficou "magoada". Chorando e gritando, ela sai do palco e bate a cabeça em uma das câmeras do programa.
"Que artista cheia de banca", diz Silvio que, em seguida, com o público seguindo em coro, grita: "Medrosa, medrosa, medrosa."
"Tá doendo muito! Posso ir lá para a minha mãe?", pergunta Maisa ao voltar para o palco.
Maisa se dirige até o local onde se encontra sua mãe. No entanto, a mãe se recusa a receber a filha nos bastidores.
Ela se volta para o apresentador: "Silvio, deixa esperar sarar que eu volto. Gosto muito de você, mas está doendo muito."
"Silvio, meu Deus, tá doendo muito. Silvio, semana que vem vou gravar dois programas", grita a garota.
Em seguida, ela toma um copo de água, resolve encerrar o quadro "Pergunte para Maisa" e sai do palco. "Só cria caso. Toda semana ela cria caso", conclui Silvio.

Ao visto, até os familiares se recusaram a amparar a menina. Certamente a ganância pelo dinheiro auferido com sua força de trabalho superou o que seria de se esperar de uma mãe. Mas, o show tem que continuar...

Nenhum comentário: