quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dicas para um foca
Emanoel Barreto

Bom, como disse ontem, escrevo hoje para Alexsander Santana, que deseja ser jornalista. Primeira coisa; faça o curso de jornalismo. O curso lhe dará a formação profissional, ética e base teórica para o exercício da profissão. Os cursos estão passando por amplas reformulações e formação de quadro com professores capacitados.

Quanto ao trabalho mesmo, o batente, como chamamos na redação, o bom profissional precisa ter disponibilidade, ou seja: estar disponível literalmente a qualquer momento para ao trabalho. Jornalista é como policial ou médico: a qualquer momento pode se precisar dele.

Se você, digamos, cumpriu seu expediente e vai para casa e no meio do caminho encontra um incêndio, deve, pelo menos, informar à chefia de redação, quando não você mesmo cobrir o acontecimento. Pede que lhe mandem um repórter-fotográfico e faz a cobertura. Se o acontecimento for enorme, como por exemplo a brutalidade de Bin Laden contra as torres gêmeas, então vem uma equipe inteira.

Jornalista precisa ter fontes. Ou seja: se você é repórter policial, repórter político ou econômico, ou qualquer outra área, precisa conhecer gente, ter seus telefones, saber onde encontrar suas fontes a qualquer hora do dia ou da noite.

Jornalista precisa ser ético, deve saber respeitar as pessoas e manter uma distância crítica, mas polida, com os entrevistados. Precisa ter equilíbrio quando vai redigir suas matérias. Precisa ter três saberes profissionais: saber de reconhecimento, que diz respeito à sensibilidade quanto ao potencial noticioso de uma ocorrência (o caso do incêndio); saber de procedimento, que refere às atitudes a tomar para apurar bem um fato e saber narrativo, que é relativo à sua capacidade de redigir clara e sinteticamente o ocorrido.

Em poucas palavras Alesxandro, é isso. Faça o curso e venha a ser um foca brilhante e disposto a enfrentar desafios. Grato pelo seu e-mail e coloco-me à sua disposição. (EB)

Nenhum comentário: