sábado, 23 de maio de 2009

O dever de respeitar
Emanoel Barreto

O Estadão informa: SÃO PAULO - Maisa Silva, 7 anos, está proibida pela Justiça de participar do quadro Pergunte para Maisa, no Programa Silvio Santos, a partir deste domingo. O alvará que permite que a garota trabalhe na televisão foi cassado nesta sexta-feira, 22, pela juíza auxiliar de Osasco Ana Helena Rodrigues Mellim, que aceitou o pedido feito pela promotora estadual da Infância e da Juventude de Osasco, Susana Müller.

A promotora usou o argumento de que Maisa era submetida a situações impróprias que ferem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela também ressaltou que a participação da garota não observa o direito à liberdade e o respeito à dignidade do ser humano em desenvolvimento. Com relação ao Sábado Animado, a Justiça ainda não se manifestou.
....

Às vezes a Justiça tarda, mas... chega. A decisão proibindo a criança de ser levada a situações vexatórias é um exemplo disso. A forma cruel como era exibida, como se fosse um animalzinho esperto, acabou. Como disse na postagem de ontem, esse tipo de televisão, que explora, da parte do espectador, a manifestação da face sórdida do ser humano, é uma espécie de praga, uma peste negra comunicacional que valida e torna importante o uso das pessoas como seres merecedores de ridicularização e escárnio.


Alguém ainda deve se lembrar de Faustão humilhando, para audiência de milhões de telespectadores, um jovem portador de característica que o senso comum chama de deficiência mental. Ele fora obrigado a se vestir como um cantorzinho que se apresenta sob o nome de "Latino". Lembra? Pequeno e magrinho, o jovem era levado a tentar cantar e rebolar como o citado elemento, para alegria estúpida do público.



Choveu reclamação nos telefones da Globo. Acho até que o Jornal do Brasil, então um jornal respeitável, emitiu editorial a respeito. Anos depois, o indivíduo Faustão, em entrevista, disse que "não sabia" como o jovem fora levado ao programa. "Isso tinha sido coisa da produção".
Infelizmente vivemos uma crise de valores, onde o sério cede lugar à malta de infames; a diversão sadia perde para a baderna e o lazer televisivo se transforma numa pantomima de vilões, gente safada e sem princípios.
No caso da menina Maísa, entretanto, parece que terá um final decente.
(Foto: Carol Carvalho, do Jornal da Tarde)

Nenhum comentário: