quarta-feira, 19 de novembro de 2008


Luzes de mentira

Emanoel Barreto

Eles querem ver você feliz com o décimo-terceiro. Eles querem ver você contente gastando, sentindo-se alegre, de uma alegria saltitante e súbita. E tão forte e contagiante, que você fica a se perguntar: "Mas por que, de repente, todas a lojas ficaram tão boazinhas, lembrando que somos irmãos e devemos festejar essa fraternidade?"

É porque Eles, viu bem?, Eles querem que todos estejamos contaminados pelo espírito do Natal, na verdade um velho e rabugento fantasma que gosta de amealhar alegrias artificiais, que transforma em lucro; efusão em todas as lojas de departamento, o que Eles chamam de aquecimento de mercado.

Há toda uma farsa em andamento. Um mundo em crise porque alguns banqueiros americanos perderam o controle sobre sua ganância e, enlouquecidos como tios patinhas, queriam porque queriam ganhar rios de dinheiro sem produzir nada. Deu no que deu.

Mas, é isso: assim caminha a humanidade. Malignos e corruptos berram dizendo que todos devem ser felizes. Sim, desde que deixem dinheiro, e muito, nas mãos do velho e avaro fantasma que acende nas ruas luzes de mentira.

Nenhum comentário: