quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Nem adianta flauta: no fim, o rato sempre vence
Emanoel Barreto
Ironias da vida: A cidade de Hamelin, no norte da Alemanha, poderá precisar novamente dos serviços do lendário flautista para afastar uma nova infestação de ratos.

O problema agora se concentra em um lote de terra abandonado nos limites da cidade que se transformou no foco da infestação, com ratos passeando por alimentos jogados fora e pelo lixo que está no local.

Ao invés de atrair os ratos para o rio da cidade com música, como o flautista teria feito segundo a lenda, as autoridades municipais pretendem colocar armadilhas em volta do lote abandonado.

Segundo a lenda, em 1284 a cidade de Hamelin foi invadida por ratos, mas um flautista os atraiu com sua música para o rio. O flautista também teria atraído para o rio as crianças da cidade, pois a cidade não pagou pelo serviço.

Em 2009, a cidade planeja marcar o 725º aniversário da lenda do flautista de Hamelin com vários eventos, incluindo um grande desfile de crianças pelas ruas da cidade. (informação da BBC-Brasil)
............
No Brasil, assim como em Hamelin, também estamos com falta de flautistas. Nossa orquestra da moralidade está desafinada e ratos de todos os tamanhos rondam, penetram, roem, fazem túneis e sempre dão um jeito de chegar aos cofres públicos.
Espertos, esses ratos. Quando um deles cai na ratoeira, é tão rico que consegue torcer, ou distorcer a realidade de suas ações funestas, que chega a se apresentar como vítima. E o policial que o prendeu, esse passa a ser visto como o criminoso.
Este país sofre com uma histórica e vasta epidemia de ratos. São falazes, alguns são cultos, vestem-se com roupas de grife, têm sempre planos ousados para surrupiar verbas e têm muitos, mas muitos contatos no Poder. Às vezes, até fazem parte dele. É..., são ratos respeitáveis.
Soube que, certa vez, alguém tentou contratar o flautista para erradicar a ratunagem no Brasil. Foi infeliz: o músico já havia sido subornado pelos ratos. E aí, dizem as lendas, aproximou-se do pobre sujeito que o havia chamado e tocou a flauta, tão linda e docemente, que o homem ficou enfeitiçado.
E de tal maneira foi alumbrado, que assinou papéis em branco. O flautista foi embora. Passado o encantamento, o homem voltou a si: tinha perdido tudo. Com os papéis assinados, os ratos foram a cartório e passaram todas as propriedades do homem para eles.
Desesperado, o homem tornou-se o primeiro sem-teto deste país. E hoje, quando tenta provar que ratos tomaram tudo o que ele tinha, é tido como louco. "Como é que um rato pode roubar um homem?", é o que lhe perguntam
Soube que ontem, depois de um ataque de nervos tentando provar que fora roubado por ratos, foi internado. Atacou um médico e meteram-lhe uma camisa-de-força. Moral da história: jamais desafie um rato...
..Zooróscopo
Tubarão - Os nascidos em Tubarão são gananciosos, astutos e sabem como ninguém agir em proveito próprio. É signo fartamente encontrado entre políticos, empresários inescrupulosos e até mesmo em funcionários de baixo escalão. Seu salário chama-se propina, comissão ou "por fora". Seus bancos trabalham com o caixa dois e jamais fecham para balanço.

Nenhum comentário: