quinta-feira, 12 de junho de 2008

Todo mundo de quatro pé... Já!

Caras Amigas,
Caros Amigos,
A colunista Mônica Bérgamo, da Folha, dá a seguinte informação: "Claudia Matarazzo, responsável pelo cerimonial do Palácio dos Bandeirantes, reforçou as aulas de alongamento para preparar os assessores do governador José Serra para a visita do príncipe Naruhito, do Japão, no dia 21. É que o protocolo japonês exige que se curve até mais de 90 graus - "quase encostando a testa no joelho" - para cumprimentar o herdeiro do trono. Sem nunca olhá-lo nos olhos ou estender-lhe as mãos. A regra só não vale para o governador."

Sabem o que acho? Acho muito errado. Fazer uma reverência ao Príncipe, de apenas 90 graus? Que absurdo! Acho que é até uma ofensa, um insulto, mais que isso: um ultraje!
Temos que estar cientes de que somos um povo inferior, mestiço, muitas etnias juntas ao longo da história para no fim dar esse povinho brasileiro, ralé e chulapa... Não... para o Príncipe, deveríamos, todos, nos estirar no chão ou, como se dizia antigamente no sertão, ficar todo mundo de quatro pé, para o Príncipe passar sobre nossos espinhaços.
Deixo aqui o meu protesto e digo: se já nos curvamos tanto, bem podemos descer mais...
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: