terça-feira, 10 de junho de 2008

"Heil, Hitler!"

Caras Amigas,
Caros Amigos,
As coisas de jornal informam que nos últimos dez anos os gastos militares cresceram 45 por cento no mundo. Não tenho idéia do quanto cresceu a fome; acredito que mais, muito mais que este percentual.

Então, vem-me a pergunta: por que gastar tanto dinheiro com o aperfeiçoamento de material letal; por que as fábricas de armamentos se esmeram tanto em produzir máquinas que matam com precisão magnificada? Por que não mandar ajuda a refugiados, comida a favelados, civilização e uma cultura de paz ao mundo?

Os humanos somos os únicos animais na Terra que trucidam, matam por esporte, assassinam para manter o poder, torturam, esganam, oprimem, especializam-se em competições de violência.

A insanidade instala e instila o medo, provoca o pavor nas crianças, usa tecnologia mortal. Então, vem-me a certeza: Hitler vive. Aliás, sempre viveu. Hitler não era um homem: representava um modo de pensar e de viver. Hitler continua, in memoriam, matando vidas e solapando a paz. Hitler está em cada bala, bomba, mina ou arma que atira e destrói. E cada vez que um comandante determina: "Fogo!", está na verdade gritando: "Heil, Hitler!"
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: