sábado, 17 de maio de 2008

A volta de Indiana Jones

Caros Amigos,
Vem aí um novo filme de Indiana Jones, 19 anos depois da última produção. O imaginário dos povos, desde as épocas imemoriais dos gregos, sempre necessitou de heróis - figuras míticas cujos gestos trágicos, extremados, movidos por sentimentos de doação e de causa, divinizados, elevam o coletivo humano à catarse, à sublimação, à saída sublime, à solução magnificada frente aos abismos do mundo.

O cinema, como antes a história, divinizou as figuras arquetípicas dos grandes líderes, dos guerreiros. Ou então criou personagens, como Indiana Jones, para sintetizar valores e personificar idéias, tudo a partir do velho maniqueísmo: a luta do Bem contra o Mal.

Mas, a realidade é dura. E, em lugar de Jones, temos os militares ditadores de Mianmar deixando seu povo à míngua; temos George Bush e seu belicismo obsessivo; o regime chinês e aquele massacre na Praça da Paz Celestial, lembra?; os corruptos que infestam a cena pública brasileira; a fome que grassa como uma epidemia na África; e, não há como fugir, a condição humana, que nos leva aos desatinos e à dor, aos desacertos e todas as insanidades.

Mas, por algum tempo, na tela, Jones vai voltar. E de alguma maneira vai encontrar em mim aquele menino que assistia seriados em preto e branco no Rex. E vai dizer que, seja como for, vale viver essa vida que vale a pena por que a alma, esse amigo que mora em nós, não é pequena.
Um abraço de fim de semana.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: