terça-feira, 20 de maio de 2008

Versos sofridos

Caros Amigos,
O poeta e jornalista Walter Medeiros é uma dessas pessoas que se incumbiram como missão trabalhar, fazer o bem. Velho amigo de redação e trabalho, tem o perfil exato dos que podem ser definidos por uma só palavra: integridade. Recebi email informando que poema de sua autoria foi incluído em publicação didática. Transcrevo para vocês e mando um abraço a Walter.
Emanoel Barreto

Cordel de Walter Medeiros é
incluído em novo livro didático

“Versos sofridos para um açude triste”, cordel de autoria do jornalista potiguar Walter Medeiros terá trechos incluídos no livro didático-pedagógico “Rio Grande do Norte: geografia e paisagens potiguares”.

A publicação será feita pela Base Editora, de Curitiba e já se encontra no prelo. O poema retrata uma cena chocante: ao seguir de Tangará para Santa Cruz pela BR, o cidadão surpreendeu-se ao ver o açude - que sempre via cheio - completamente sem água.

Uma das estrofes do cordel diz: "O açude tão bonito/ Cheio de água limpinha/ Perdeu a água que tinha,/ Quase que não acredito; /Pois eu vi pela tardinha/ Aquela terra sequinha/ E não segurei meu grito."

A representante da Base Editora, Vera Barbosa. ressalta que o livro citado “é material didático-pedagógico, para utilização com alunos do Ensino Fundamental, que tem basicamente o objetivo de facilitar a aquisição de conhecimentos da disciplina de Geografia”.

Vera acrescenta que “Versos sofridos para um açude triste” vai ser colocado no capítulo Campo e cidade: paisagens e interdependência e considera que “o cordel vai auxiliar as crianças na percepção das diferenças entre esses espaços”.

Outros cordéis do autor já foram utilizados em atividades didático-pedagógicas, como a prova do concurso do CEFET/RN, há três anos, que incluiu o cordel “A peleja do cordel de feira com a Internet”, sobre o qual foram formuladas duas questões. Também o livro do Programa de Educação de Jovens e Adultos incluiu aquele cordel, ao tratar de “Tecnologia e trabalho”.

Os cordéis de Walter Medeiros podem ser acessados no site “Poemas de Cordel”, através do link http://www.rnsites.com.br/cordeis.htm .
Foto:http://www.cearacultural.com.br/Imagens/Sertao1.jpg

Nenhum comentário: