quinta-feira, 15 de maio de 2008

O pão dos pobres; fortuna dos ricos

Caros Amigos,
A Folha Online informa, em matéria da editora-assistente de Dinheiro, Karen Camacho, que "o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) elaborou um levantamento que aponta as desigualdades no Brasil. Um dos dados mostra que os 10% mais ricos concentram 75,4% da riqueza do país.
Os dados, obtidos pela Folha Online, serão apresentados pelo presidente do Ipea, Márcio Pochmann, nesta quinta-feira ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo, segundo ele, é oferecer elementos para a discussão da
reforma tributária.
A pesquisa também mostra como é essa concentração em três capitais brasileiras. Em São Paulo, a concentração na mão dos 10% mais ricos é de 73,4%, em Salvador é de 67% e, no Rio, de 62,9%.
Para Pochmann, a
injustiça do sistema tributário é uma das responsáveis pelas diferenças. "O dado mostra que o Brasil, a despeito das mudanças políticas, continua sem alterações nas desigualdades estruturais. O rico continua pagando pouco imposto", afirmou.
Apenas para efeito de comparação, ao final do século 18, os 10% mais ricos concentravam 68% da riqueza no Rio de Janeiro --único dado disponível."

..........
Como se vê, a injusta e secular divisão de renda no Brasil é um dado histórico alarmante. Nesse complexo, reúnem-se aspectos que vão desde o puramente econômico, passam pela geração de preconceitos étnicos e de gênero, forjam comunidades corporativas no âmbito político-administrativo e deságuam na miséria e na pobreza, na violência e no banditismo, na corrupção e dilapidação de valores relativos à cidadania.

A mobilização por uma reforma tributária é, assim, além de um fato de política fiscal, a fundação de um novo ethos, uma nova forma de convivência social, obrigando-se aqueles que têm mais a pagar para poder ter esse mais. É preciso uma taxação direcionada às grandes fortunas, é preciso redirecionar o poder do Estado sobre as elites, a fim de que estas se entendam como co-responsáveis pelo estado de coisas que aí está posto. O problema é que o Estado é feito pelas elites e para as elites. Assim, fica difícil a busca de justiça social. Mas, de qualquer maneira, que venha uma reforma tributária.
Emanoel Barreto
Foto: Martha Albuquerque - Favela da Rocinha-Rio

Nenhum comentário: