sábado, 24 de maio de 2008

Vinde e orai...


Caros Amigos,
Mônica Bérgamo, da Folha, informa que o bispo Edir Macedo está em negociações visando expandir os interesses da Igreja Universal do Reino de Deus. Diz a colunista: "Depois da Record e da RecordNews, o bispo Edir Macedo pode internacionalizar os negócios televisivos da Igreja Universal: em sigilo, já iniciou o projeto para uma nova TV com sede em Miami, nos EUA. O orçamento previsto do projeto gira em torno de US$ 40 milhões e inclui a compra de um satélite exclusivo A nova emissora deve começar a operar no início de 2010. O plano é ambicioso: fazer da nova TV uma espécie de "CNN" em português, que poderá ser captada por parabólica em qualquer lugar do mundo."

Macedo, uma figura capaz de fascinar multidões carantes (no sentido pleno da palavra), consegue estabelecer um nexo indestrutível entre religião e lucro, a partir de um princípio bíblico afirmativo: Deus quer que todos tenham vida e vida em abundância.

Estabelecido esse vínculo mediante uma interpretação literal do discurso, todas aquelas pessoas, fragilizadas emocional, fisica ou financeiramente, são tomada de paixão intensa pela promessa de salvação, e não se recusam a acatar, sem pensar, as prédicas, dele e de seus representantes.

A relação protestantismo e capitalismo está bem expressa no clássico "A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber. Ali, se expõe o entrelaçamento histórico entre a religião e a prosperidade. A ação do homem capitalista é analisada e mostrada como missionária, dedicada, daí resultando os frutos do seu progresso enquanto indivíduo que investiu e auferiou os resultados predendidos.

Ou por outra: poupador, austero, severo, dotado de um sentimento místico envolvendo o trabalho e o comportamento rigoroso na vida civil, o augusto crente, sem dúvida, teria a recompensa material a lhe servir de comenda, exposição do quanto estava ligado ao superior, sobrenatural e divino.

Utilizando-se de um discurso simplista e, portanto, compreensível, penetrante, claro e arrebatador de multidões socialmente enfermas, Macedo consegue sua adesão. Não se lhe pode negar força retórica, poder de convencimento, sua condição taumartúrgica e comunicacional-dramática. Sob tais aspectos, não há como negar, é um gênio da comunicação de massa. E, sendo assim, recebe tudo o que é de César.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: