terça-feira, 14 de agosto de 2007

Onde está o dinheiro?

Caros Amigos,
O Governo, seus aliados e a oposição começam a discutir a prorrogação da CPMF, que deverá ficar valendo até 2011. Ou seja: prepara-se, no Congresso, mais um ataque ao bolso do brasileiro, ou melhor, a manutenção desse ataque, que vem sendo perpetrado desde 1994, quando então o poderoso era Fernando Henrique Cardoso.

O então chamado imposto do cheque deveria ter ser recursos voltados para a área da saúde, mas depois isso foi esquecido. Entendo que tal, na verdade, é uma espécie de invasão da privacidade bancária de todos os que fazem qualquer movimentação financeira.

Entendo, mais claramente, que trata-se de um esbulho às economias das famílias brasileiras, que sofrem essa penalidade sem ter como dela se livrar.

Pergunto: para onde vão as centenas de milhões que o Governo arrecada com esse dinheiro? Para a segurança? Seguramente, não. Pois a criminalidade está campeando à solta. Para a saúde? É inimaginável, pois esse setor está doente. Para a educação? Também não, pois nosso sistema público do setor está analfabeto de apoios ou incentivos. Para a malha viária? Inviável, já que não se tem notícia de recuperação ou ampliação desse segmento, salvo um ou outro caso. Para o ensino universitário? Qualquer recém-aprovado no vestibular sabe que não.

O que há é uma espécie d ferocidade do Estado sobre o contribuinte, que paga uma conta altíssima, por serviços públicos que de serviço ao público não têm nada. O dinheiro da CPMF se perde no vórtice da administração e o povo afunda no turbilhão do espando e do desamparo.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: