domingo, 15 de julho de 2007

O Risco Brasil

Caros Amigos,
O capital internacioinal estabeleceu uma tabela pela qual calcula os riscos de investimento em países periféricos. É o chamado risco país. Quando mais um páís se inserir no perfil previsto pelos investidores, menor o seu risco. O inverso também é verdade.

Aqui, ele é denominado Risco Brasil. As coisas de jornal indicam que ele, o risco, aponta que são boas as perspectivas para quem queira trazer capital de fora para aqui investir.

Para mim, Risco Brasil é o seguinte: balas perdidas, ônibus incendiados, escolas que não funcionam, universidades sem dinheiro para completar seus quadros docentes, poderio do tráfico de drogas, instituições políticas decaídas, corrupção no governo e fora dele, má educação, seqüestos, crianças sem futuro, prostituição, trabalho escravo, cinismo dos políticos, poluição ambiental, destruição das florestas, má utilização de verbas públicas, falta de políticas públicas, desperdício de dinheiro com coisas como o Pan, o Nordeste ainda dependente da chuva para garantir safras, desemprego, cidades inundadas quando chove - por falta de planejamento urbano - miséria, pedintes nos sinais de trânsito, favelização crescente nas grandes áreas urbanas, políticos impunes, trânsito caótico, o lamentável "jeitinho" brasileiro, o baixíssimo nível de leitura de livros e jornais, o uso da internet para tolices, os crimes via informática, o desaparelhamento das polícias, hospitais públicos em péssimas condições, uma juventude inculta, tola e consumista, professores desmotivados e mal pagos, a mercantilização do ensino superior, uma programação de TV voltada para tornar estúpidas todas as pessoas, as agressões aos valores culturais, a falta de preservação do patrimônio imaterial, a leniência e paralisia das autoridades governamentais, o uso criminoso dos dinheiros públicos, a falta de memória da sociedade que elege e reelege indivíduos notoriamente criminosos, a necessidade quase patológica que o brasileiro tem de feriados e feriadões, a preguiça que domina os jovens, o vagabundo que ataca uma menina e lhe toma a bolsa, o traficante que lhe ameaça a família, o bandido que decepa vidas para comprar drogas, o empresário que arma esquemas para se apoderar de verbas, o lobista que fecha negócios com o dinheiro do povo, deputados, senadores e vereadores de mãos encardidas, um país inteiro vestido de trapos, fiapos e restos de uma moral perfurada.

Vou parar por aqui. Sinto uma espécie de tristeza cinza, um sentimento de saudade dos meus sonhos e uma vontade enorme de dizer: "Por quê?"
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: