domingo, 15 de julho de 2007

Memória do Comércio do Rio Grande do Norte

Caros Amigos,
Será lançado hoje(16/07) no Portugal Center, às 18h, o livro Memória do Comércio do Rio Grande do Norte. É um trabalho de minha autoria, em parceria com a jornalista Auricéia Antunes de Lima, realizado sob o patrocínio da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte. Abaixo, uma breve introdução da obra.

Aos leitores
Registrar a vida é como documentar uma aventura, a grande aventura do Homem sobre a face da Terra. Há algo de inesperado e belo, grandioso e fugaz, sofrido e vitorioso no dia-a-dia, mas nem sempre o percebemos. Ao assumir o compromisso da realização desta obra encarei o desafio de resgatar memórias, recordar emoções, palmilhar sentimentos e instantes de vidas cuja intensidade verteu-se no empreendedorismo e realizações com largos desdobramentos humanos, econômicos e sociais.

As entrevistas que me chegavam às mãos vinham plenas de um vigor que somente os depoimentos de vida, histórias no tempo, podem conter. Havia palpitação emotiva e força poética no declaratório de quem falava de si ou sobre o personagem biografado. E isso guiou o meu texto, permitindo-lhe vôos de verossimilhança, caminhos para a imaginação, descrição de momentos, intensidade de situações, imersão em instantes de humana força.

Foram seis meses de trabalho intenso, ao lado de uma jovem equipe. O instigante desafio partiu de Tertuliano Pinheiro, executivo de marketing da Federação Norte-rio-grandense do Comércio e idealizador deste projeto. Com ele, Rogério Almeida Freitas, também executivo da Fecomércio-RN, que sob a liderança e sensibilidade do presidente da instituição, Marcantoni Gadelha de Sousa, asseguraram todas as condições para a execução do empreendimento, um resgate urgente e oportuno da memória do comércio do Rio Grande do Norte.

Registrar a vida, sabendo que o registro passará a compor a própria vida, é sentir-se na situação de quem caminha: seus passos deixam rastros, que se aliam ao tempo e são acolhidos pela História.
Emanoel Barreto


BARRETO, Emanoel; LIMA, Auricéia A. de. Memória do Comércio - Rio Grande do Norte. Natal: RN Econômico, 2007

Nenhum comentário: