sábado, 3 de fevereiro de 2007

Pode vir quente, que eu estou fervendo

As notícias estão em ebulição na imprensa do mundo: os jornais tratam com destaque o aquecimento global, as pessoas se atemorizam, mas não há, em nível mundial, numa ação conjunta da humanidade, qualquer ação voltada para a realidade de hoje e prevenção daquilo que virá.

O Comitê Científico Internacional, encarregado de estudar o assundo, alarma que o quadro resulta de ação humana e deverá permanecer assim durante séculos. Com o aquecimento, haverá uma crescente elevação da temperatura do ar,derretimento de gelo e neve, bem como elevação do nível do mar.

Diz o Estadão on line que "o Comitê prevê uma elevação de temperatura de 1,1º C a 6,4º C até 2100. Esta é uma faixa de variação maior que a que constava do relatório anterior, de 2001, mas o comitê também diz que a melhor estimativa fixa a mudança entre 1,8º C e 4º C."

E mais: "No que diz respeito ao nível do mar, o relatório projeta elevações de 18 a 58 centímetros. Mas essa faixa pode ser ampliada em outros 10 a 20 centímetros se do derretimento das capas de gelo sobre as regiões polares continuar."

Está claro que estamos preparando um armagedom. A cobiça, a ganância, a necessidade desmedida de ganhar dinheiro às custas do meio ambiente, está levando as grandes corporações internacionais e grupos nacionais que lhes sejam satélites, a continuar com a insanidade. Muitas populações, por pobreza,ignorância ou estupidez, também contribuem para a degradação do planeta.

A Terra vai deixar de ser "azul e linda", como vista no olhar enternecido do cosmonauta Gagarin.
O objetivo dos homens é conviver com cinzas.

Nenhum comentário: