domingo, 28 de janeiro de 2007

A nova queridinha das passarelas é nordestina. Pode?

A Folha online anuncia: "Direto das passarelas internacionais, a nova promessa 'made in Brazil' é Bruna Tenório", de 17 anos. A jovem participa com grande destaque da 22ª Edição da São Paulo Fashion Week, que se encerra amanhã, em São Paulo.

No terceiro parágrafo a Folha se desmente e revela: "Bruna nasceu em Maceió e foi descoberta por um booker da New Models." Há aí um sutil processo de ocultação, de manipulação textual, ou seja, a menina não "veio diretamente das passarelas internacionais"; nada disso. A jovem é nor-des-ti-na. Por que o jornal não a apresentou assim?

Claro que não. A angulação da matéria não poderia jamais ressaltar esse defeito,claro. Ia pegar mal e prejudicar os lucros da indústria da moda.

Afinal, para a grande imprensa e para a grande mídia em geral, ser nordestino é ser pobre, mestiço, feio, esmolar alguma ajuda e viver na caatinga. Nordestino é como uma espécie de raça inferior, que fala com um sotaque feio. Basta ver qualquer novela ou produção da Globo, onde atores representem de forma caricata personagens vindos do Nordeste, que é quase uma pátria para os que aqui nascemos.

Mas a beleza e o modo de desfilar da jovem, elogiados pelo jornal, desmantelam o preconceito e a colocam, mesmo contra a vontade do texto,como uma espécie de síntese da grandeza e da essência do nosso povo. No Nordeste há beleza, não só nas praias e no sertão, quando a chuva inunda açudes e faz da caatinga um verde só,uma festa para os olhos. Há beleza e alegria no nosso povo.

Tenho uma visão bastante crítica, ácida mesmo, com relação ao mundo da moda, pela forma como manipula moças e até as mata, literalmente, de fome. Mas, se uma nordestina chega lá, e chegou para brilhar, ela não "veio das passarelas internacionais". Veio mesmo daqui. Brotou desse chão de Brasil e assim deve ser apresentada.

Falar que "ela nasceu em Maceió", ao invés de apresentá-la como nordestina, é ato falho, é revelação de preconceito. Qualquer análise de discurso descobrirá isso facilmente.

Nenhum comentário: