segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

O Brasil vai escorrer pelo buraco

Ontem, à saída de um shopping, um louco surgiu não sei de onde e abordou-me assim:
- Tá sabendo aquele buraco de São Paulo?
Respondi que sim e ele:
- Aquele buraco é o chão do Brasil se abrindo, aquele buraco é o Brasil dizendo que não agüenta mais os brasileiros, e que, se as coisas continuarem desse jeito, esses políticos roubando, vamos todo mundo ser sugados pelo chão e vamos bater no inferno.
Tentei acalmá-lo, e ele:
- Não, não, não. O senhor se previna, trate de fugir, que o buraco vai pegar todo mundo.
Eu já queria me livrar do homem e me encaminhar para o carro, mas ele insistia:
- Eu estou lhe avisando, estou lhe avisando e estou avisando a todo mundo que passa por aqui:
- Aquele buraco é o pais escorrendo e vai todo mundo se acabar. Vai ser igual a um liquidificador; vai rodando, vai rodando, e ó: vummmm...., puxando tudo para dentro. Agora, pra mim, só tem um jeito.
Minha curiosidade foi maior que minha irritação com aquela conversa e eu perguntei:
- Qual é o jeito?
Ele garantiu:
- Fuja para o Amazonas. Lá é muito grande e acho que aquela floresta enorme não vá caber dentro do buraco de São Paulo. Aproveite, meu senhor. Corra! Vá embora! Vá para bem longe!

Quando eu já ia entrando no carro, apareceu um casal de classe média, gente bem vestida, acompanhado de dois rapazes: ao que aparentou, tratava-se de um filho com problemas mentais e que a família, na companhia dos dois outros irmãos afinal, havia encontrado, levando-o em seguida, presumo, para casa. Ele não resistiu, mas continuou, agora gritando:
- O Brasil vai afundar pelo buraco de São Paulo! O Brasil vai afundar pelo buraco de São Paulo!

Na volta para casa, aquela cena surrealista não me saía da cabeça: o Brasil afundando no buraco do canteiro de obras da futura estação Pinheiros do metrô paulistano. Pensando bem, como metáfora, aquele louco, aquele louco sublime certamente tem razão, o país está afundando, nadando num lodaçal onde a ética e a moral estão cheias de nódoas, nódoas que doem na alma da gente.

O país está em chamas no Rio e em São Paulo, onde os bandidos ditam a lei da barbaridade; o país está no lodo da Câmara e do Senado; o país paga altas taxas de remuneração a corruptos; o país tem altas taxas de fome; o Brasil tem excesso de pouco para muitos, e excesso de muito para poucos. O Brasil talvez devesse mesmo escorrer pelo buraco de São Paulo.

Nenhum comentário: