terça-feira, 2 de maio de 2006

Denúncia de plágio acadêmico

O professor João Emanuel Evangelista enviou-me e-mail denunciando plágio de trabalho acadêmico; lamentavelmente, uma prática que está se tornando comum. Leia.

Prezados, A colega Vera Chaia autorizou-me a divulgar essa denúncia de plágio acadêmico. Devemos redobrar os nossos cuidados.
Um abraço, João Emanuel

Prezado João Estou escrevendo, tardiamente, sobre um fato que aconteceu no penúltimo encontro da Compós.

O trabalho de Andréa Moreira Albuquerque e Isaltina Maria de Azevedo Gomes (UFPE Recife/PE) http://www.unb.br/fac/comunicacaoepolitica/andreaisaltina.pdf apresentado no XIII COMPÓS: São Bernardo do Campo/SP, 2004, é uma cópia de meu artigo ELEIÇÕES NO BRASIL: O ‘MEDO’ COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA apresentado no III Encontro Internacional de Estudos de Comunicação e Política, Facom, UFBA, 14 a 16 de dezembro de 2002.

Posteriormente, o artigo foi publicado no livro Eleições presidenciais em 2002 no Brasil - ensaios sobre mídia, cultura e política, de Antonio Albino Rubim (org.), 164 pp., Hacker Editores, São Paulo, 2004.

Na ocasião cheguei a pensar na possibilidade de questionar as autoras judicialmente, mas deixei "para lá". Agora percebo que errei e daí esta manifestação com relação a este trabalho. Escrevo para você tomar conhecimento.

Atenciosamente,
Vera Chaia
Obs: as autoras citam meu trabalho só como referência bibliográfica.

Nenhum comentário: