segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

A arte da palavra, arte de viver

O perfume é o espírito da flor.”
(Armando Nogueira, jornalista)
A palavra, seja escrita ou falada, traz em si a possibilidade da arte, o instante mágico da criação. Um texto interessante, bem dotado de dizeres e de silêncios (sim, textos também têm silêncios, que, como na música, podem ser essenciais), tem a força de mil imagens. É viagem e chegada, destinação e pouso, compasso e marcação. Mas a palavra transcende o texto. Tornou-se imanente ao Homem; o texto é somente mais uma variante da palavra.


A palavra é tudo: é o gesto, o escuro inesperado na cena aberta do teatro, o zoom da câmera fechando no olho cinzento do ator, o primeiro choro do recém-nascido, o olhar de raiva de quem não conseguiu fazer o mal por completo, o olhar de coragem dos que não temem a brutalidade. A palavra é tudo isso e muito mais. A palavra é o instrumento essencial e final da conversa.

Uma conversa boa, onde os atores do ato da amizade se entendam bem, estejam em sintonia fina, chega à condição de obra de arte, construção de vigorosa estátua que não se vê, mas existe e ressurgirá sempre que, em outra conversa, alguém mais esteja se falando e erguendo da pedra da palavra um colosso de sons e de afetos.A palavra é situação, é fato, é ato, é desafio, é concórdia, espada e luta. É desvelar de novos horizontes.

A palavra é o som do sentimento. Mesmo assim, há os que falam sem sentir, apenas se utilizam da palavra como o malabarista das mãos: são os falastrões, troantes, trompas ocas do seu silêncio mais íntimo e mais feio.

Mas, se a palavra pode ser usada pelos espertalhões, é florete exímio para quem tem combates mais nobres. A palavra é até mesmo silêncio, quando chega a hora do nada dizer. Aí, ela se transfere da boca e passa ao olhar, que desdenha dos caminhos dos falantes. Aí, ela se recolhe, para somente aparecer quando alvorece o seu momento exato. Palavra que é verdade...

Nenhum comentário: