sexta-feira, 6 de janeiro de 2017





Só falta Hannibal Lecter



Os massacres de presos em Manaus e Boa Vista, nesta semana, serão levados pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pelas seccionais da OAB à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
 
http://the-silence-of-the-lambs.wikia.com/wiki/Hannibal_Lecter
“De acordo com a entidade, as duas situações --nas quais morreram pelo menos 93 detentos-- foram "motivadas pela falta de adoção de ações concretas por parte do Estado para resolver o problema, que sempre se repete".

“Em entrevista ao UOL, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, explicou que o objetivo da medida junto à corte interamericana é cobrar que os Estados tomem providências que assegurem a aplicação das leis e o Estado Democrático de Direito.

“‘Esperamos que o governo brasileiro assuma definitivamente o controle dos presídios’”, disse. “‘Porque o que estamos vendo hoje é que os governos não têm o controle estatal dessas unidades prisionais, que estão dominadas por facções e geram massacres como esses. Isso é inadmissível em um Estado Democrático de Direito’”, avaliou.
............

Começo a ter sérias suspeitas de que o governo Temer passou da condição temível para a situação de sinistro. O morticínio de Manaus parece não ter sido suficiente. 

Agora, a inação do Estado brasileiro, mesmo manifesta na condição do seu sentido de estadual, revela a falência do sistema carcerário; mais que isso, dá um sério indício de que as chacinas são a pista para algo de muito mais grave: sinalizam a falência moral de todo o sistema político-judicial, desvela a sua incompetência, insensibilidade e compromisso de missão institucional.

Creio mesmo que as mortes, que certamente podem se repetir em efeito dominó em todo o país, significam a demencial forma como a sociedade brasileira foi alicerçada: foi prefigurada para atender a categorias estamentais, elites de privilegiados cujos muros de falácias começam a ruis.

O governo Temer, ao instalar no país instabilidade política e a desgraça social terminou por alastrar junto à comunidade de criminosos encarcerada a oportunidade de exprimir seu grito rouco para denunciar as brutais condições em que vivem seus membros.
E estes se manifestaram de maneira a comunicar seu ódio e seu desespero: agiram como bestas humanas. E se utilizaram da matéria-prima que conhecem para formular seu texto: a morte cruel e dolorosa. 

Os assassinatos são uma forma de expressar a mensagem e eles sabem disso. Tanto que as perpetraram.
Suponho que as elites ou começam a encarar seriamente a situação da crise que elas mesmas provocaram, ou terão que lidar com problemas e situações que fariam corar o personagem Hannibal Lecter.

Nenhum comentário: