sexta-feira, 6 de janeiro de 2017




A farsa de Temer, o medo do bandido e Abraham Lincoln
 
Utilizo-me da apurada foto de Marlene Bergamo/Folhapress para, a partir dela, estabelecer um processo metafórico com relação ao povo brasileiro. 

A gente também está com medo de Temer e Cia. virem aqui, arrebentar a porta de nossas vidas e acabar com todo mundo. 

A gente está com medo do que esse governo ainda fará para destroçar as nossas famílias, acabar com as nossas esperanças, aniquilar o futuro de nossos filhos e filhas, netos e netas.

A situação sistêmica de corrupção e inoperância dos governos esgotou o limite do inaceitável, e quando isso ocorre temos o que se chama de crise, que nada mais é que a falência de um determinado modelo.

Então, vêm a público as indecências, as incontinências morais e licenças todas as licenças que mandatários e mandões de todos os tipos e escalões vinham perpetrando. Mais que isso, ficam expostas as consequências de sua indignidade, improbidade, crimes e transgressões.
E as consequências estão no sangue derramado, na fome, na lama, mar de lama a que este país foi atirado. 

No caso brasileiro temos as elites políticas, empresariais, funcionais e judiciárias habitando o melhor dos mundos, enquanto o chamado homem comum amarga situação histórica de desespero e falta de perspectivas: ônibus lotados, filas em portas de hospitais, falta de escolas, insegurança, brutalidade, ausência do Estado aonde deveria estar presente. 

As elites, a par disso, contam ainda com a corrupção endêmica e institucionalizada e disso tiram muito proveito. Não podemos nos enganar: a Operação Lavajato não será suficiente para riscar a corrupção no Brasil.

Por um fato muito simples: porque cumpre papel judicial, mas também finalidade política. Ou seja: mesmo admitindo-se as terríveis falhas de membros do PT, não é sensato crer que somente aquelas pessoas sejam corruptas.

Ao que parece, a quem vê os fatos com isenção, o PSDB tem sido ciosamente preservado, mesmo tendo membros seus mencionados. Daí porque é admissível que a Lavajato tenha, de alguma forma, sido parte do golpe que depôs a presidente Dilma Rousseff. 

Assim, a foto publicada pela edição de hoje da Folha é, para mim, visão do que seja o brasileiro: acuado por criminosos comuns, ameaçado por um governo que quer perpetuar e perpetrar ações cuja finalidade última será a esticar ilimitadamente a crise.

Nenhuma farsa pode ser alimentar de si mesma indefinidamente. Lembrando Abraham Lincoln, segundo assertiva a ele atribuída: “Pode-se enganar a alguns por algum tempo; pode-se enganar a todos por muito tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.”
Creio que esse tempo se esgotou. Até o bandido da foto sabe disso. 

.......................

A publicidade era assim

Simplicidade e eficiência na formulação da mensagem. O velho truque.


 


Nenhum comentário: