quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O delicado gesto que o Instagram censurou

João Kehl e Rafael Jacinto


A mulher seminua e sem pecado

O Facebook, que controla o Instagram, apagou foto postada pela Folha naquela rede social. Motivo: a foto mostrava a atriz Maria Alice Vergueiro, de 82 anos, exibindo os seios nus. 

A postagem remetia a entrevista concedida por Alice à revista Serafina, mantida pela Folha e encartada ao jornal. Ou seja: o jornal divulgou no Instagram a capa da revista e o Instagram censurou, pois isso contraria suas normas morais.

Mas, observe bem: o que há de erótico, sensual ou obsceno na foto acima?
Qualquer pessoa de bom senso, mesmo que não seja conhecedora dos intricados caminhos da semiótica entenderá que ali não se encontra a mulher enquanto a visão arquetípica da fêmea, a mulher enquanto objeto do desejo masculino. 

O que temos ali é um ser humano de 82 anos expondo a condição de pessoa em vias de chegar ao seu momento-morte. Somente isso. Os seios não são belos; são muito mais apêndices corporais, estiramento da pele, exibição de corpo antigo, no qual a vida se resseca. 

Há na foto uma espécie de trágica grandeza: uma mulher em perplexidade diante do seu corpo que sem dúvida um dia já foi belo. Ela toca os seios como quem mima as flores que eles já foram um dia.

Aquilo não é uma foto, unicamente uma foto: o que temos na verdade é a exposição de uma atitude de foro íntimo: alguém que decidiu apresentar seu corpo; uma pessoa que se mostra e nos mostra a nós mesmos como seres falíveis e a caminho inexorável das nossas falências: física, intelectual, emocional, existencial. 

O que temos ali é uma atitude de coragem, um momento delicado. Não merecia ser censurado. 
............................

ZOORóSCOPO   

Preá - Os assim regidos são bem parecidos com os de Esquilo, só que com uma diferença fundamental: enquanto o esquiliano gosta de se expor, o preariano vive entocado, prefere não se apresentar. É signo comum a usurários, agiotas e outros quejandos. Ficam na maior moita, só esperando a desgraça dos outros. Depois, especialmente os de Pavão, grandes gastadores, caem em suas garras e dificilmente se safam.



Nenhum comentário: