quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Publico matéria da Tribuna do Norte e, abaixo, comento

Polícia Federal aprova greve geral a partir de terça-feira


Os agentes da Polícia Federal devem paralisar as atividades em todo o Brasil a partir da próxima terça-feira (7). A greve geral da categoria foi aprovada nesta quarta-feira (1) pelo conselho da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

De acordo com Odilon Benício, presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do RN (Sinpef), sexta-feira (3) haverá uma assembleia em todos os estados para ratificar a greve. Segundo ele, há mais de um ano a categoria vem tentando negociar com o Governo Federal e as reivindicações não vem sendo acatadas, eles esperavam uma proposta oficial do governo até 31 de julho. "Essa greve é uma forma de chamar atenção do governo para a reestruturação dos agentes", explicou Benício.

Os estados irão definir as ações que serão realizadas a partir da semana que vem. Apenas 30% do efetivo vai permanecer trabalhando, para manter os serviços essenciais, como operações padrão nas fronteiras, aeroportos e portos, emissão de passaporte e plantões. Os federais pedem a saída do atual diretor geral da PF, a  reestruturação salarial e da carreira.

........... 
A atividade policial, pelas suas próprias características, deveria ser impedida de entrar em greve, sejam a polícia militar ou as polícias civil e federal. É inaceitável que funcionários públicos encarregados de manter a ordem cruzem os braços, sabendo que com sua omissão incentivam a prática de delitos.

É preciso que seja encontrada uma forma de reivindicar, sem colocar a sociedade sob uma forma de intimidação. Policial parado equivale a bandido em movimento. A sociedade termina sendo o ente punido. 

Nenhum comentário: