quinta-feira, 2 de agosto de 2012

 MENSALÃO
Os ricos não devem chorar


O início do julgamento do mensalão traz-me e pesada e pesadora sensação de que já vi esse filme. As imagens estão desbotadas e continuam desbotando, o discurso é o mesmo, os atores de certa forma são os mesmos, somente as máscaras que mudam. Os atores são os mesmos porque diferentes enquanto pessoas são idênticos em essência. 


http://www.google.com/imgres?hl=pt-PT&safe=off&client=firefox-a&hs=9GQ&sa=X&rls=org.mozilla
Não creio ver nenhum dos implicados na cadeia, não os suponho devolvendo aos cofres públicos o que ganharam, mas temo ler um jornal qualquer dia desses, terminado o julgamento, e nas folhas encontrar matéria em que um deles - senão todos -  esteja em ilha do paraíso sorvendo seu champanha.

Creio que já é princípio socializado, cristalizado, naturalizado, que gente rica não vai para a cadeia. E como todos são ricos, muito ricos, pelo silogismo estabelecido nenhum será levado ao cárcere. Não, porque cadeia é coisa para povo. Seria de muito mau gosto um ricaço ser levado a um lugar assim.

Vamos esperar para ver. Pelo menos haverá uma catarse na forma de expiação pública dos pecados nacionais. Mas somente isso. Os ricos não devem chorar.

Nenhum comentário: