segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Leio no Globo e compartilho

Minha opinião: PT é igual a PSDB: vai entregar aeroportos, patrimônio público, à iniciativa privada. Todos sabemos o que isso significa: as empresas vão ser financiadas para ter a outorga dos aeroportos, não vão gastar nada com reforma e melhoria, vão aumentar preços e custos aos usuários e ficar com  o lucro. Segue a matéria:

Governo leiloa aeroportos com expectativa de forte concorrência

Aeroportos privatizados vão receber R$16 bilhões em investimentos

SÃO PAULO — O governo leiloa nesta segunda-feira, a partir das 10h, a concessão de três dos maiores aeroportos do Brasil: Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF).
De olho na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, a administração da presidente Dilma Rousseff conta com os recursos e a gestão de empresas privadas brasileiras e operadoras internacionais de aeroportos para realizar os necessários investimentos nos terminais.

A disputa, na sede da BM&FBovespa, deverá ter 11 consórcios, todos reunindo empresas brasileiras, principalmente empreiteiras e concessionárias de rodovias, e operadoras de aeroportos estrangeiros.



A presença de companhias de fora do Brasil foi uma exigência do edital, ao estabelecer que cada consórcio tivesse um operador que tenha transportado ao menos 5 milhões de passageiros no ano passado.

A estatal Infraero, atualmente responsável pelos aeroportos no Brasil, será sócia dos concessionários privados, com participação de 49 por cento nos terminais. Vencerão os leilões os investidores que oferecerem ao governo o maior valor de outorga, sendo que um mesmo grupo não poderá ficar com mais de um empreendimento.
Para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o preço mínimo estipulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Secretaria de Aviação Civil foi de R$ 3,4 bilhões. Para Viracopos, em Campinas, o piso será de R$ 1,47 bilhão, enquanto para Brasília o edital estipula R$ 582 milhões.

Os três aeroportos têm prazo de concessão diferentes. São 20 anos para Guarulhos, 25 anos para Brasília e 30 anos para Viracopos.
Além da outorga, os concessionários terão que ceder um percentual da receita bruta ao governo, dinheiro que irá para um fundo cujos recursos serão destinados ao fomento da aviação regional. O leilão prevê a abertura inicial dos envelopes com as ofertas dos proponentes e uma fase de viva-voz. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar até 80% do investimento total previsto no edital do leilão para os três aeroportos. O prazo do empréstimos será de até 15 anos para os terminais de Guarulhos e de Brasília e de até 20 anos no caso de Viracopos.

Aeroportos privatizados receberão R$16 bilhões
Os concessionários que vencerem nesta segunda-feira a disputa pelos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) deverão investir cerca de R$ 16 bilhões nos três aeroportos durante a concessão, sendo cerca de R$ 2,9 bilhões antes da Copa do Mundo de 2014.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os três aeroportos juntos respondem por 30% do trânsito de passageiros no Brasil, por 57% das cargas e por 19% da movimentação de aeronaves.

Confira a seguir os dados dos aeroportos e das concessões:
GUARULHOS— Quem vencer vai operar o aeroporto por 20 anos e terá de investir R$ 4,6 bilhões, dos quais R$ 1,38 bilhão antes da Copa do Mundo de 2014. O lance mínimo para levar o aeroporto é de R$ 3,4 bilhões.

BRASÍLIA— A concessão vale por 25 anos e exigirá do titular investimento de R$ 2,8 bilhões. Do total, R$ 626,5 milhões devem ser aportados antes de 2014. O preço mínimo de outorga é de R$ 582 milhões.

VIRACOPOS— Ao longo dos 30 anos de concessão, o vencedor do leilão terá de investir R$ 8,7 bilhões no aeroporto localizado em Campinas, interior de São Paulo, sendo R$ 873 milhões até a Copa. O piso para outorga é de R$ 1,47 bilhão.

Conheça os consórcios que disputarão os aeroportos
O leilão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF) que acontece nesta segunda-feira atraiu forte interesse de grupos estrangeiros, além de grandes empresas brasileiras e até fundos de private equity.

Apesar de não ter havido divulgação prévia oficial sobre a quantidade e os integrantes dos consórcios, a maior parte deles já anunciou oficialmente a participação.

Outros foram confirmados à Reuters por fontes que acompanham de perto o processo do leilão.

Confira, a seguir, os 11 consórcios que devem participar do certame:
— Odebrecht e Changi (Cingapura)
— CCR e Flughafen Zurich (Suíça)
— Invepar, OAS e ACSA (África do Sul)
— Ecorodovias e Fraport (Alemanha)
— OHL Brasil e Aena (Espanha)
— Queiroz Galvão e Ferrovial (Espanha)
— Fidens Engenharia e ADC&Has (EUA)
— Carioca Engenharia, GP Investimentos e ADP (França)
— Engevix e Corporación América (Argentina)
— Advent International e Asur (México)
— Triunfo e Egis Airport Operation (França)

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/governo-leiloa-aeroportos-com-expectativa-de-forte-concorrencia-3889027#ixzz1lbTBrVvo
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