sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Rosalba fala em "tolerância zero"

http://www.google.com.br/imgres?q=tolerancia+zero
A governadora Rosalba Ciarlini assegura que haverá tolerância zero com os criminosos. Leio no Blog da jornalista Anna Ruth. Afirma o blog: "A governadora Rosalba Ciarlini comentou, há poucos instantes, o episódio envolvendo os ataques a ônibus na tarde de hoje em Natal. Ela disse que toda cúpula da Segurança do Estado está mobilizada em um mutirão e definiu que a tolerância é “zero”. 

“Todas as providências estão sendo tomadas. Um mutirão de Polícia Civil, Militar e Federal está todo mundo mobilizado. Já temos alguns suspeitos, estão sendo feitas algumas transferências. A tolerância é zero”,destacou.

Assim é que se fala. Mas há algo que não quer calar - é o seguinte: por que somente agora a tolerância zero? Por que o governo não mantinha, preventivamente, aparato policial que desestimulasse os bandidos a ações desse tipo? 
Também é intolerável, para os cidadãos, um governo que não se antecipa, não prevê. Prevenir é uma forma de não tolerar. Compete ao Estado esse tipo de ação. O bom governante, seguindo o velho lema positivista, deve prever para prover. Prover o cidadão de garantias à sua incolumidade é dever do aparelho estatal, que é remunerado com os impostos pagos por todos nós.

Não somos obrigados a viver sob o medo, a insegurança, a incerteza. Esse é um preço alto demais. É um imposto cobrado sobre a vida. E a vida, em si, não tem preço. E o governante, pela sua própria condição, deve ter apreço por esse bem supremo.

Nenhum comentário: