quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lunaé Parracho/Agência A Tarde


Deus é pai
Emanoel Barreto

"Pré-candidato do PSDB, José Serra, acende vela na capela da Fundação Obras Sociais Irmã Dulce, durante visita a Salvador." Esta a legenda da foto na Folha Online. A imagem remete o imaginário social a reiterada prática na política brasileira: todos os candidatos são "tementes a Deus", ou seja: tornam-se equiparados à notória  religiosidade do povo brasileiro.

Mais que isso, a mensagem da foto, retraduzindo o comportamento do candidato, diz o seguinte: "Eu sou igual a voces, viu?". O comportamento é uma forma de discurso, mimetiza o candidato - qualquer candidato -, ao senso comum. A foto, ademais, assume contornos de editorial por endossar, no seu subtexto, a atitude de empatia dirigida ao, digamos, "

Estamos no limiar de uma campanha eleitoral. Quando a manipulação de símbolos, todos objetivando nivelar os, vamos dizer, postulantes, ao "povoa", descarregará maciçamente promessas, anúncios de eras miraculosas, tempos há muito desejados.

Enfim, todos os candidatos apresentarão profundas convicções religiosas, intentos pios, disposições bondosos. Deus é pai.

Nenhum comentário: