quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Foto: rotativas.blogger.com.br
Sabe falar espanhol?
Emanoel Barreto

Quando entrei no jornalismo, em 1974, o velho capitão do Diário de Natal, Luiz Maria Alves fez comigo um teste de conhecimentos gerais e de atualidade. Perguntou: "sabe falar espanhol?". Ele queria colocar-me como tradutor de telegramas da UPI, vindos diretamente de Nova Iorque. Respondi que sim, que lia em espanhol. Ele disse: "Bom...". Depois, ditou trechos de "Os mortos são estrangeiros", de Newton Navarro, para que eu datilografasse. Queria ver minha agilidade no teclado. Era noite. Coisa de oito horas. Então, ao fim e ao cabo de mais de uma hora de interrogatório, deu sua sentença: "Você é alfabetizado. Venha trabalhar com a gente. "

Entre aquela data e hoje já se passaram 35 anos. Para mim, somente restou uma larga e penumbrosa lembrança, ao mesmo tempo fátua e pesada, como se mil prelos de aço pesassem sobre meus ombros. Então, eu acreditava que jornais podiam mudar o mundo, trazer a verdade e a vida irrigada da seiva do compromisso.

Hoje, sei que jornais não são missionários nem estão em cruzada. Mesmo assim, valeu a pena ter dito que sabia falar espanhol e receber do velho Alves o diploma de alfabetizado.




Nenhum comentário: