segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Brincando com o povo
Emanoel Barreto

Olhando o quadro nacional, às vezes dá para pensar que o povo é apenas uma diversão para os políticos. Brincam de política quando, em campanha, fazem promessas que jamais serão cumpridas. Brincam também quando, candidatos a governador ou prefeito, afirmam claramente que apenas a presença do indivíduo no cargo fará coisas maravilhosas e chegaremos a uma idade fabulosa de feitos e realizações.

Em países de frágil democracia como o nosso, onde a sociedade civil vive uma espécie de inércia, fica assim estabelecida a cultura política personalista e o líder passa a ser fiador do que diz e promete, mesmo que saiba que jamais cumprirá o que for assegurado.

O aparelho estatal fica à disposição do mandante da hora. Ao Estado são agregados parentes, afilhados, apadrinhados e quejandos, tudo para satisfazer aos apetites do grupo no poder. O judiciário, segundo as coisas de jornal da grande imprensa, continua com a prática do nepotismo, o mesmo se dizendo dos dois outros poderes.

Afinal de contas, o povo passa a ser um fantoche que é obrigado a votar de dois em dois anos, sabendo que continuará tudo na mesma. Ou seja: os políticos não são eleitos, eles se fazem eleger, o que é bem diferente.

ZOORÓSCOPO

RINOCERONTE - Rinocerontinianos, acalmem-se, pois o tempo exige cautela e força. Força todo rinocerontiniano tem e muita, mas uma força descontrolada, sem direcionamento. Recomenda-se a homens nascidos sob esse signo casamento com mulheres nascidas em ovelha. Há grande possibilidade de dar certo, uma vez que as ovelhinianas tendem a ser calmas e transmitem esse sentimento. A força bruta se domestica e pode se transformar em grandes realizações.



Nenhum comentário: