quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Muito prazer, eu sou uma puta"
Emanoel Barreto

Hoje, conversei com meus alunos-colegas de jornalismo impresso sobre uma crônica que publiquei aqui, há tempos. "Helenita, Helenita", era o título. Como a crônica do cego de ontem, também se passava na Ribeira, velha estação rodoviária.

Ali vi e vivi muitos momentos com as gentes e a vida. O tempo e seus descaminhos. Agora, lembro-me de outro caso. Uma situação tão inesperada como a do cego e da louca que chamava por Helenita, sua amiga invisível. Chovia um pouco. O relógio pendendo já para a meia-noite.

Uns poucos desocupados andavam a esmo. Uma mulher, meio bêbada, aproximou-se de mim sem que eu a visse. Meus olhos estavam ocupados com as páginas da Folha de S. Paulo, único interesse para um repórter já cansado de mais de dez horas de trabalho. No jornal onde eu trabalhava, a Tribuna do Norte, as coisas ficavam muito centralizadas em mim e eu acabava assim: na Ribeira, esperando um ônibus, altas horas.

Fazia por gosto, pois deixava o carro em casa. Pois bem: a mulher chegou, puxou o jornal das minhas mãos. E da sua boca bêbada disse: "Muito prazer, eu sou uma puta." Repórter é um bicho que com o tempo fica amestrado pelo mundo. E aprende a não se surpreender. Minha reação foi a mais natural possível: "Muito prazer, dona puta."

Esse diálogo surreal terminou logo. E aí eu fui surpreendido. A mulher... agradeceu: "Muito obrigado. Até hoje, ninguém tinha me chamado de dona. Se sou dona, sou mulher de respeito." Soltou o jornal em minhas mãos e saiu dizendo alto: "Eu sou uma puta. E se sou uma puta, sou uma mulher de respeito."

Abraçou-se com um tipo malandro que ia passando, seu conhecido certamente, e perdeu-se lá para os lados da Confeitaria Delícia, um lugar de que falarei amanhã.

ZOORÓSCOPO

PATO - Quem é desse zoosigno, prepare-se: os patianos são pessoas bondosas, pessoas de bons gestois. São os que os pilantras de todos os níveis chamam de otário. Os de Tubarão e de Percevejo adoram explorar. São, os patianos, geralmente encarregados dos pequenos ofícios, trabalhadores e prestativos. Não é incomum que colegas e chefes tirem deles o máximo, repassando-lhes tarefas as mais chatas. E ainda são alvo de zombarias. Os de Pato devem procurar homens ou mulheres de Beija-flor ou Formiga. Formarão casal perfeito, pois receberão carinho e apoio. Beija-flor é zoosigno de quem é amoroso e delicado. Formiga é trabalhadora e não explora ninguém.

Nenhum comentário: