sábado, 21 de março de 2009


A História do Brasil revista e ampliada (2)
Emanoel Barreto

Ao contrário do que dizem os livros escolares, quem proclamou a independência do Brasil não foi Dom Pedro I. A independência foi proclamada por Tarcísio Meira, em aclamado filme produzido durante a ditadura. O filme tinha por objetivo contar a vida e a obra de Dom Pedro, mas Tarcísio Meira, que pretendia uma vaga de senador biônico, aproveitou a oportunidade e praticou um ato heróico: deu-nos a independência e tomou o lugar de Dom Pedro. Esperto, não? Assim nos tornamos independentes.

Meira foi desafortunado. Não conseguiu sua pretendida vaga de senador biônico. Pegou um táxi e foi À Rede Globo pedir emprego. Conseguiu. Afinal, era de boa política para a Globo ter a seu serviço o campeão da Independência. E Tarcísio ficou. Ganhou muito dinheiro. Tempos depois ele participou da minissérie "A muralha".

Ali, ao longe, via-se uma massa escura. Todos pensavam que fosse uma muralha. Daí o nome da minissérie. Tarcísio liderou uma expedição para desvendar o mistério e, de olhos arregalados, descobriu: era São Paulo, já naquele tempo poluída. Assim São Paulo passou a ser do Brasil. Antes, era do Paraguai, motivo da Guerra do Paraguai.

........No próximo capítulo trataremos da fundação de Brasília.

Nenhum comentário: