quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Bum-bum! Bum-bum! Bum-bum!

Caras Amigas,
Caros Amigos,

Candidata a prefeita de Itamaracá, Pernambuco, a cantora Gretchen tem dito às coisas de jornal que confia em que sua campanha cresça e até chegue a ser eleita. País carnavalizado, chacrinizado, talvez ninguém melhor que ela para representar essa faceta nacional. Afinal, os representantes de uma sociedade saem dessa mesma sociedade e levam consigo, de alguma maneira, seus valores, crenças práticas e costumes.

Não se espantem com a corrupção em câmaras, assembléias legislativas, câmara federal, senado e governos municipais, estaduais e federal: eles são, entalhados e esculpidos, a cultura brasileira em sua mais pura e impura essência. O que acontece no macro, da mesma forma se representa no micro.

Não digo que ela seja a personalidade ideal para disputar uma eleição; mas tem legitimidade para tanto. Somos uma sociedade dionisíaca, sensual; somos o povo do jeitinho, do levar vantagem em tudo. Assim, os chamados atores políticos são uma amostra veraz e forte do caldo cultural que forma a sopa política e social do grande ser coletivo que é o povo.

Dessa forma, vamos em frente, enquanto, na bagunça, os tambores fazem bum-bum, bum-bum, bum-bum.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: