Caros Amigos,
Foto premiada da Agência Reuters, de um gorila morto no Congo, foi veiculada pelo Estadão Online. Um grupo de homens formou um estrado com longas varas, a fim de levar sua bela e magnífica vítima. Um grupo de homens de um país de terceiro mundo, atacando a natureza a troco de miserável soldo. A foto traz somente uma legenda: não dá detalhes, não diz qual a finalidade econômica da morte do animal nem a quantas anda o perigo de extinção da espécie.
Mais: não dá conta de quem são os criminosos que assalariaram aqueles caçadores, a fim de atacar a vida. Sem dúvida de que o mundo, a sociedade planetária, está precisando de um bom repórter, numa boa revista de grandes reportagens, para aprofundar assuntos como esses. Mas, os grandes repórteres estão aposentados, e o jornalismo não pratica mais a reportagem; apenas um noticiário que se volta para a superfície do real e esquece os grandes problemas que se escondem no fundo do poço.
Emanoel Barreto
Um comentário:
Barrêto,
Concordo com você, pois certa ou errada é essa a impressão que se tem do jornalismo sem rumo na democracia conquistada e sem efeito.
Postar um comentário