sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Natureza sob ataque

Caros Amigos,
Foto premiada da Agência Reuters, de um gorila morto no Congo, foi veiculada pelo Estadão Online. Um grupo de homens formou um estrado com longas varas, a fim de levar sua bela e magnífica vítima. Um grupo de homens de um país de terceiro mundo, atacando a natureza a troco de miserável soldo. A foto traz somente uma legenda: não dá detalhes, não diz qual a finalidade econômica da morte do animal nem a quantas anda o perigo de extinção da espécie.


Mais: não dá conta de quem são os criminosos que assalariaram aqueles caçadores, a fim de atacar a vida. Sem dúvida de que o mundo, a sociedade planetária, está precisando de um bom repórter, numa boa revista de grandes reportagens, para aprofundar assuntos como esses. Mas, os grandes repórteres estão aposentados, e o jornalismo não pratica mais a reportagem; apenas um noticiário que se volta para a superfície do real e esquece os grandes problemas que se escondem no fundo do poço.
Emanoel Barreto

Um comentário:

Walter Medeiros disse...

Barrêto,
Concordo com você, pois certa ou errada é essa a impressão que se tem do jornalismo sem rumo na democracia conquistada e sem efeito.