sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

O brasileiro paga a conta

Veja o que stá publicando o Estadão on line: Segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), a gasolina no Brasil está 36% mais cara que nos Estados Unidos. No caso do diesel, o preço interno está 19% mais alto que as cotações internacionais.

A espoliação é mais fácil aqui

Quem determina os preços de gasolina e diesel no País é a Petrobras. Entre estupefato e indignado questiono: por que a estatal mantém esse garroteamento do consumidor nacional, cujas condições financeiras são sabidamente inferiores às do consumidor americano? Por que a Petrobras não adota uma política de preços preferenciais ao mercado interno, favorecendo, numa cadeia virtuosa, toda a economia? Com gasolina e diesel mais baixos, e não é preciso ser clarividente para perceber isso, todos os demais preços sofrerão, de alguma forma, pressão para menos.

Talvez seja porque não sou economista, talvez seja porque sou povo, talvez seja porque não sou funcionário da Petrobras, talvez seja porque sou um tolo, mas acho que a Petrobras não sabe o que é Brasil. Ela é uma estatal cicunstancialmente brasileira, ou seja, apenas uma organização com sede no País, mas com essência e pensamento coletivo interno de multinacional.

Além do mais, é preciso manter os mastodônticos privilégios de seus mega-executivos e funciónários, seus altíssimos salários e vantagens, tudo isso fortalecido por um profundo e histórico corporativismo. E como o povo brasileiro é mais fácil de ser espoliado que o povo americano, a quem mais a Petrobras iria pensar em espoliar?

Não é preciso ser gênio para concluir,in english, please: The brazilian people, of course...

Nenhum comentário: