quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Agora estão se penitenciando da morte de Saddam

BAGDÁ - As autoridades iraquianas entregaram à Justiça um homem acusado de ter participado das humilhações verbais contra Saddam Hussein, instantes antes do enforcamento do ex-ditador, informou um funcionário nesta terça-feira.

Ali Al Dabbagh, porta-voz do governo iraquiano, disse que a investigação oficial concluiu que os incidentes ocorridos durante a execução em 30 de dezembro, e registrados clandestinamente em vídeo, deveriam ser atribuídos a um "comportamento individual".

Também na terça-feira, apareceu na internet um novo vídeo clandestino sobre a execução. Nesse, Saddam aparece numa maca hospitalar, com uma profunda ferida no pescoço.

A transcrição é do Estadão on line. O comentário é curto: trata-se de uma farsa ou de uma demonstração de demência política? Afinal de contas, justiçar uma pessoa na forca já é um processo de grande humilhação. Os Estados Unidos invadiram o Iraque a título de encontrar armas químicas, que não existiam. Agora, simulando alguma dignidade, o que lá se chama de "autoridade" tenta impingir ao mundo seriedade e respeitabilidade, quando são apenas títeres do governo americano. Não há dignidade naquilo que é monstruoso. Não havia em Saddam, como não há em seus sucedâneos políticos.

Nenhum comentário: