terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Cuidando dos negócios do meu Pai

O Globo on line informa que o auto-intitulado apóstolo Estevan Hernandes e sua mulher, que se diz bispa, Sônia Hadad Moraes Hernandes, foram capturados pelo FBI quando tentavam desembarcar no aeroporto de Miami com 56 mil dólares. Haviam declarado apenas 15 mil.

Ambos dirigem um grande empório religioso, de nome Igreja Renascer em Cristo, que tem como grande fonte de renda dinheiro doado por segidores da seita. São acusados de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e estelionato.

Esses cultos evangélicos que proliferam no Brasil, baseados em grandes ações de marketing que tem na mídia televisiva seu veículo preferencial, tornou-se um fenômeno empresarial de grande sucesso. E está levando à roda da fortuna pessoas que têm facilidade de se expressar, demonstram um relativo conhecimento da Bíblia e não se importam em se anunciar como agenciadores de milagres.

A exploração da boa-fé de milhares de pessoas simples, pessoas que vivem acossadas por problemas que vão do desemprego a doenças, desavença de casais a falência de pequenos negócios, tem gerado o surgimento e sustentação dessas Igrejas.

Num mundo onde o homem perdeu a fé em seu semelhante e se sente explorado, a necessidade de receber um auxílio do Alto o transforma em presa fácil desses comerciantes da crença. A religião tornou-se um negócio de milhões de dólares.

E, ao que parece, esses pastores e pastoras estão levando muito ao pé-da-letra aquela pessagem bíblica em que Jesus, após haver se perdido dos pais, que o procuravam quase em desespero, é encontrado no templo discutindo com os doutores da lei. Quando a mãe o interroga por que havia desaparecido, ele responde: "Estava cuidando dos negócios do meu Pai."

Nenhum comentário: