quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O Rubicão de lama

Caros Amigos,
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado determinou que a cassação do mandato do presidente da Casa, Renan Calheiros, seja decidida em plenário, o que se espera que aconeça semana próxima. As coisas de jornal indicam que ali é grande a chande de Renan se livrar da cassação, pois a votação é secreta e ele precisa de 41 votos para manter-se no cargo.

A tradição de corrupção e impunidade da política brasileira diz que casos assim costumam acabar favorecendo os que destas se utilizam. Vide a Emenda Dante de Oliveira que reinstituía as eleições diretas no País e os historicamente recentissímas absolvições de deputados envolvidos com o mensalão.

As forças mais ocultas e mais trevosas da cena política do Brasil já estão trabalhando, estejam certos, para garantir a Renan o mandato, apesar dos poderosos indícios de que violou o decoro parlamentar.

O cinismo e a ausência de respeito que habitam corredores, salas e plenários da Câmara e do Senado, devem estar ofegantes, sem dúvida, ante a expectativa de que mais um dos seus devotos saia impune.

A falta de respeito à opinião pública é marca patenteada de há muito na vida pública nacional.

Apesar da pressão da imprensa, dos gritos das manchetes e da perplexidade que se espalham, fala-se que Renan pode triunfar. Caso ocorra, será a confirmação, mais uma vez, de que vive-se plenamente o tempo em que os homens têm vergonha de ser honestos, como dizia Rui Barbosa.

Vencendo, Renan terá atravessado seu Rubicão de lama e estará pronto para continuar, sem medo, a atuar nos espaços mais escuros da vida pública brasileira.
Resta esperar.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: