quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Muito dinheiro para poucos

Caros Amigos,
Vejam só a historinha que a Folha Online está divulgando: "O Tribunal de Justiça da Bahia mandou a Assembléia Legislativa pagar uma indenização de cerca de R$ 150 milhões a 101 ex-deputados estaduais ou familiares pensionistas que contribuíram para a caixa de previdência da Casa, extinta em 1998. O valor da indenização eqüivale a 68,18% do orçamento anual da Assembléia (R$ 220 milhões)."

Pode? A cultura paternalista às custas do dinheiro público, o filhotismo, somente isso, permite uma decisão como essa.

O que esses homems e mulheres ex-deputados fizeram tanto, para receber tanto dinheiro? Foram cumpridores de seus deveres, guardaram fidelidade partidária, apresentaram projetos de grande relevância social, enfim, serviram à sociedade de maneira realmente séria?

Temo que não. Tanto, que formaram esse grupo para pedir tanto dinheiro. A sentença não leva em consideração que, segundo as coisas de jornal, o pagamento é superior ao orçamento anual da Assembléia da Bahia, no valor de 200 milhões de reais. É insensatez ou ingenuidade?

Enfim, essa a nossa cultura: aproveitar as coisas públicas para uso do privado, atendendo a ganâncias que vão se espalhando.
É isso.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: