segunda-feira, 23 de julho de 2007

Segunda-feira num país confuso

Caros Amigos,
Sem comentários, leia este texto da Folha de S. Paulo, referente ao pronunciamento do presidente Lula, a respeito da tragédia com o avião da TAM.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", que não existe hipótese alguma de a verdade sobre o acidente com o avião da TAM, na última terça-feira (17), em Congonhas (zona sul de São Paulo), não vir à tona.

"Eu só peço a compreensão, a compreensão do povo brasileiro para que não haja julgamento precipitado de quem quer que seja, que a gente espere, com prudência, a investigação para dizer o que aconteceu. Ou seja, não existe hipótese alguma da verdade não vir à tona. Se o problema foi da chuva, se o problema foi da pista, do avião, se o problema era do piloto. Tudo isso, eu peço a Deus que a gente tenha condições de obter o resultado na caixa-preta do avião para que a gente possa informar a opinião pública", disse.

Lula ainda mandou um recado para os parentes das vítimas da tragédia. "As pessoas têm o direito de estarem revoltadas, têm o direito de estarem querendo saber o que aconteceu. E essa é a obrigação do governo, fazer uma investigação séria para que a gente não acuse e nem absolva ninguém antes de a gente ter uma apuração correta, que ela vai sair com base nas investigações que a Aeronáutica está fazendo e sobretudo com o resultado do que tiver na caixa-preta do avião que neste momento está nos Estados Unidos sendo aberta para que a gente possa apurar. Eu queria pedir para as famílias apenas isso: força. Muita força, muita fé em Deus porque eu sei o que vocês estão passando e eu sei o sofrimento."

O presidente também falou sobre a necessidade de diminuir os vôos no aeroporto de Congonhas. "Nós vamos transformar o aeroporto de Congonhas, que vai cuidar do transporte São Paulo e Rio, quem sabe de Congonhas a Belo Horizonte, quem sabe Brasília. Mas é preciso diminuir os vôos, que não tenha mais conexões, que não tenha mais troca de passageiros ali em Congonhas e que a gente tente utilizar Viracopos, tente utilizar o aeroporto de Guarulhos. Também nós decidimos que em 90 dias o Conac [Conselho de Aviação Civil] vai apresentar para o governo uma proposta e um local da construção de um novo aeroporto em São Paulo."

"Por mais seguro que seja o aeroporto de Congonhas, ele foi cercado pela cidade. É só olhar de baixo ou de cima que a gente vai ver a quantidade de prédios e mais ainda, não faz muito tempo, tem prédios novos sendo inaugurados ali na linha que passa o avião perto do Jóquei Clube em São Paulo. Essas coisas, nós vamos fazer a parte que cabe ao governo federal, à Infraero, à Aeronáutica, ao Ministério da Defesa, vamos procurar um outro local, vamos tentar fazer um outro aeroporto para diminuir as possibilidades de uma nova tragédia", reiterou.

Agora, somente uma observação: você acredita?
Abraços,
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: