quinta-feira, 26 de julho de 2007

Jobim ou Ícaro?

Caros Amigos
As coisas de jornal informam que o agora ministro da Defesa, Nelson Jobim, promete que o caos aéreo será controlado e que ele tem as condições de liderança e decisão pessoal - além de carta branca do presidente Lula - para pôr as coisas em ordem.

Espero que sim. Não digo que confio que sim. Apenas, espero que sim. Já são mais de dez meses de completa instabilidade e desarticulação no setor, que, dizem as coisas de jornal, tem também a presença da velha amiga dos criminosos do Poder, a corrupção, em obras da Infraero. Vejamos se o Ministro vai sanar isso também. Vejamos se vai sanar alguma coisa.

O Brasil tem um dado cultural aterrorizante, em termos de administração pública: a leniência com a incompetência e com os que delinqüem com os dinheiros do povo, uma espécie de aliança não formal, mas que funciona, de um governo para o outro. Crimes ficam encobertos e o governante e todos os seus sequazes voltaram, em alguma quadra da história, a compor um dado de Poder, em qualquer escalão.

Casos recentíssimos foram os do mensalão, quando, após algumas punições, como a do ministro José Dirceu, aos poucos, os poucos pudores do Congresso foram caindo e os demais acusados nada sofreram. Foi quando houve a imoral dança da corrupção da hoje ex-deputada Ângela Guadagnin, comemorando a escapada de um seu igual. Foi o epílogo da decência.

Vejamos se o Ministro porá ordem na casa. Ou, quem sabe, deveríamos chamar Dédalo e Ícaro. Talvez os heróicos personagens da mitologia grega possam, eles sim, poéticos e grandiosos, dar ao nosso povo alento e força para seguir voando em céu tão cinzento.
Abraços,
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: