sábado, 28 de julho de 2007

O quinteto precisa de bons empregos

Caros Amigos,
As coisas de jornal informam que o governo federal está desenvolvendo esforços no sentido de que a direção da Anac, a anarquizada Agência Nacional de Aviação Civil, peça demissão coletiva até a próxima terça-feira. O problema é que seus cinco diretores têm mandato e, portanto, não podem, a priori, ser demitidos: só a pedido.

Mas isso o Poder sabe como resolver muito bem. Nas refrigeradas e ocultas salas, o Poder sabe como resolver seus próprios meandros, exculpar-se de suas indecências e apresentar-se ante seu próprio espelho, dizendo a Narciso: eu sou o belo. Todos serão demitidos, como se pedido tivessem feito.

O problema, dizem as coisas de jornal, é que o Planalto quer uma "saída" honrosa para essas pessoas. Ou seja: cavilação política, enodoada de paternalismo viscoso.

Pos saída honrosa entenda-se também que é preciso arranjar novos empregos para os quatro diretores e uma diretora. Melhor dizendo: bons e bem remunerados empregos, seja na espera do poder público ou na iniciativa privada. Aí, valerão laços de influências, trocas de favores, promessas para o futuro. Quem sabe... quem sabe...

É lamentável essa prática de apadrinhamento aos ricos e bem possuídos, enquanto os pobres e despidos de tudo, os sem-nada, nada conseguem fazer quando os horrores da vida lhes alcançam os calcanhares.

É preciso acomodar o quinteto que de alguma forma deu colaboração para que o sistema aéreo brasileiro tenha chegado ao ponto de exaustão e descontrole em que se encontra.

É necessário um bom pouso aos aeronautas do descalebro. Enfim, é preciso garantir a indivíduos incompetentes e insensíveis, repouso e repasto. Afinal, eles promoveram uma baderna nos céus e precisam escapar da própria tempestade. Fique tranqüilo: terça-feira, todos estarão em novos empregos. Imagine-se o que não farão por lá...
Um bom fim de semana.
Um abraço.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: