terça-feira, 19 de junho de 2007

Renan Calheiros: sua queda vem a calhar

Ao contrário do que os jornais vinham prevendo, e do que repercuti aqui, as condições de sanidade política do senador Renan Calheiros não são nada boas. Até já falam que ele pode, realmente, cair, ser atirado para fora da cadeira de presidente da Casa.

As repercussões, poderosas, junto à opinião pública, estão começando a estilhaçar suas bases de apoio, sejam de aliados, sejam de adversários "simpáticos" à sua cambaleante causa.

As coisas de jornal andam dizendo que até o presidente Lula estaria torcendo para que Renan Calheiros entre pela calha e saia pelo ralo, para que a espetaculosidade deprimente de seu desempenho não venha a respngar no governo, que vive um bom momento, político e econômico.

Do jeito que as coisas vão, com a comissão que o investiga acuada, mesmo que tendende a absolvê-lo, a situação pode se complicar. Político é um animal esquivo, ladino e ligeiro, quando se trata de salvar a própria pele.

Quando virem que Renan subiu no telhado, todos começarão a sumir. O primeiro foi o relator, Epitácio Cafeteira. Quando o bule começou a ferver, ele saiu bem depressa. Político que fala muito corre o risco de queimar a língua.

Nenhum comentário: