sábado, 6 de janeiro de 2007

Por que se assiste ao Big Brother Brasil?

A Folha de S. Paulo on line está fazendo uma enquete em que busca aferir os motivos pelos quais as pessoas vêem o BBB. Diz a Folha:

Desde 2002, o verão da Globo aposta na exposição da intimidade e de conflitos entre anônimos com o "Big Brother Brasil". Na sua opinião, qual a principal explicação para o interesse do público por esse tipo de atração?

Voyeurismo: a Globo explora cenas dos participantes em trajes mínimos e em situações de apelo erótico.
---
Preguiça: besteirol e conteúdo vazio dos participantes não exigem muito esforço mental do telespectador.

---
Identificação: o telespectador acompanha se o seu participante preferido será punido ou recompensado.

---
Força do hábito: há quem nunca mude de canal e tenha a TV sempre ligada na Globo, passivamente.

---
Falta de opção: a programação da TV aberta é de péssima qualidade. Não há opção melhor no horário.

---
Por acidente: Espectador aguarda fim do "BBB" para ver minissérie -- JK (2006) e Amazônia (2007).
---
Gosto pelo grotesco: programa incentiva situações constrangedoras, ridicularizantes e preconceituosa.


O internauta escolhe uma das opções e vota. É claro que isso não é uma pesquisa, nem tem qualquer valor do ponto de vista estatístico. Faz parte do conteúdo diversional da Folha on line.

Quanto ao questionário, creio que todas as respostas são válidas.O BBB é um produto da Globo com o objetivo de arrecadar aportes financeiros, manter sua imagem de emissora que "oferece ao público o que o público quer", mesmo que a grosseria e a vulgaridades ofertadas venham embaladas em finíssima embalagem visual.

Com o BBB a emissora cria um falso acontecimento, estabelece situações humanas televisadas e aparentemente espontâneas. Não são espontâneas. Tudo ali segue regras, para parecer o mais "normal" possível, como uma discussão entre participantes.

Entretanto, se essa discussão se transformar mesmo num conflito - como já ocorreu certa vez - há uma imediata interferência dos dirigentes do programa. Ou seja: até a grosseria é falsificada. Se a baixaria se expuser às claras, certamente vai ferir as pessoas na intimidade de suas casas e haveria reação daquilo que se chama de opinião pública.

Já imaginou se alguma mulher ou um marmanjo de repente aparecesse em nu frontal, caminhando tranqüilamente frente às câmeras? Creio que isso jamais acontecerá. E não acontecerá, porque ali existe uma realidade sob controle, uma simulação comportamental, para atrair audiência.

E,nas ruas, tolos irão ser "entrevistados" sobre o BBB e quanto ao que deve fazer personagem A ou B em determinada situação de confronto. Sinceramente, acho mais honesto aqueles pastores midiátidos pedindo dinheiro aos fiéis. É às claras e os caras pedem mesmo, sem qualquer cerimônia.

Nenhum comentário: