sábado, 4 de novembro de 2006

A Terra, azul e linda, vai ficando acinzentada

A humanidade não está muito preocupada com a preservação do meio ambiente. Desde as grandes indústrias e seus magnatas internacionais, até aquela pessoa que passa e, do carro, atira uma garafa plástica vazia pela janela,uma espessa maioria dos humanos está contribuindo - e com grande eficácia - para a degradação dos ecossistemas.

Já se fala que em mais 150 anos o processo mundial de desertificação estará bastante avançado. E 150 anos, do ponto de vista histórico, é muito pouco tempo. Além disso, o aumento da temperatura propiciará o degelo dos pólos e o aumento do nível dos oceanos, com conseqüências drásticas em todos os continentes.

Afora a poluição do ar e dos cursos de água e tudo o que já citei aqui, convivemos com outra espécie de poluição: a poluição da mente das pessoas; de forma socialmente densa, criou-se uma convicção de que se deve explorar a natureza até o extremo, esquecendo-se todos de que também somos natureza.
A urbanização não nos tirou a condição de seres naturais.

Entretanto, em meio a esse caos, leio no Estadão: "Volks lança célula combustível", que permitirá o acionamento de uma tecnologia menos poluente para os automóveis. Isso traz algum alívio, até porque o petróleo é uma fonte de combustível não-renovável. E a informação indica que, lentamente, já se pensa na sua substituição. Diz a matéria:

"SÃO PAULO - A Volkswagen divulgou esta semana um novo tipo de célula a combustível que, em sua opinião, abrirá a porta para produção em série de veículos com essa tecnologia menos poluente. A célula a combustível é um sistema que torna possível que os próprios veículos produzam energia elétrica. Ela se baseia na combinação química de hidrogênio e oxigênio, elementos que se transformam em água e que, no momento da reação, liberam energia suficiente para mover um veículo. "

Acrescenta o texto:"A escalada dos preços de combustíveis e a preocupação crescente pela preservação do meio ambiente moveram a indústria automobilística a buscar alternativas que assegurem a mobilidade no futuro.
A companhia francesa PSA Peugeot Citroën considera que este avanço tecnológico mudará a indústria automobilística e afirma que seus automóveis vão circular em 2010 com hidrogênio e lançar vapor d´água."


São ainda tímidas as manifestações práticas com relação ao problema da poluição e de alternativas ao uso da gasolina. É que os grandes capitais não têm interesse em gastos imediatos quando podem manter em funcionamento um determinado tipo de situação perversa, desde que lhes seja favorável.

Enquanto isso, a Terra, que como dizia Garagin "é azul e linda", vai ficando cinzenta, os homens mais embotados e o futuro mais incerto e escorregadio. Que pena.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: