terça-feira, 24 de outubro de 2006

Vítimas da lavagem cerebral

Do Forum Nacional de Professores de Jornalismo resgatei este excelente texto do professor Fábio Messa. Segue o "Vítimas da lavagem cerebral".

Olá pessoal,
permitam-me que eu me intrometa, peço licença para adentrar na dicussão.

Minha participação será breve. É que costumo ler e estar a par do que se discute aqui, acompanho bastante as discussões, ainda da arquibancada, mas hoje levanto o braço daqui da arquibancada, só pra dizer acrescentar algo:

Somos professores de cursos de comunicação social, o que pressupõe que tenhamos um olhar um pouco mais aguçado (semiológica e sociologicamente) diante dos fenômenos de massa. Fico pensando se não é um dispêndio desnecessário de energia, ficarmos tomando partido sobre esses 2 atuais personagens mitológicos e midiáticos do momento, que são os dois sujeitos candidatos à presidência.

Pessoal, o que interessa sabermos pontos de vista particulares sobre intenção de voto? O que nos acrescenta termos de ficar de picuinhas, enxertando textos daqui, textos dali, que exaltem uns, destruam outros, numa luta retórica insossa. Será que a gente precisa atachar outros discursos pra fortalecer os nossos? Será que não sabemos ser convincentes por nós mesmos?

O que é isso? Vamos pelo menos nos deslocar alguns metros desses mesmos referentes (vendo de longe), só para ver se conseguimos enxergar que estamos não só assistindo, mas até protagonizando mais um dos tantos fenômenos de massa, que é o que diz respeito às campanhas para eleição. Olhem o efeito catártico que isso tem provocado!! Olhem esse mimetismo todo que esses discursos têm causado!!

Será que não podemos ser um pouquinho mais maduros pra perceber que esse entorpecimento narcótico que os meios fizeram sobre determinados temas, não foi justamente para ficarmos esgotados de tanto ouvir falar neste ou naquele candidato etc??????

Será que é preciso lembrar que estamos com o melhor exemplo de propaganda ideológica (e não cobertura jornalística) dos últimos tempos. Pessoal, é inacreditável que estamos indo pro meio do picadeiro, com todos ao redor na arquibancada assistindo, pra ficar discutindo sobre essas narrativas criadas previsivelmente pelos meios de comunicação...

vamos canalizar nossas energias para, pelo menos, percebermos que essa lavagem cerebral está afetando até as nossas cabeças, doutores, phds etc.

assim, estamos nos confundindo com a mesma massa ignota, que acredita piamente em tudo o que está impresso ou registrado em imagens...

Tá faltando leitura em meio a isso tudo. Vcs me desculpem,mas creio que faltou leitura, muito antes de estarmos nessa condição, isso nos remete a questões básicas talvez nunca compreendidas, ainda em nossa fase de formação.


Vamos reler (ou talvez ler pela primeira vez) muitas da teorias da comunicação de massa como as da bala mágica, da influência seletiva, da presunção coletiva etc. pra ver se não é isso que se está se repetindo...e estamos completamente enquadrados nisso tudo, servindo de ilustração para o senso comum cooptado...

De certa forma, isso tudo me assusta, porque me faz pensar no tipo de bagagem e enfase sobre os conhecimentos que é dada em sala de aula...

É isso, desculpem mais uma vez a intromissão,mas a passionalidade só persuade, não convence.

Um abraço, e faço votos que os ânimos sejam apaziguados
.
Fábio Messa

Nenhum comentário: